Cooperando e crescendo com você



Tempo: Cinturão Oeste do PR está sem chuvas há mais de 1 mês e deve terminar outubro abaixo da média

Áreas de soja no estado já se preparam para o replantio; Representantes dos sindicatos de produtores das cidades de Guaíra (PR), Palotina (PR) e Cascavel (PR) comentam a situação em suas regiões


O cinturão produtor de grãos da região Oeste do Paraná enfrenta condição bastante adversa nos últimos dias, mas outros pontos do estado também não estão recebendo boas chuvas. Áreas de soja, inclusive, já começam a movimentação para o replantio, com pontos sem precipitação por mais de um mês.

A estação meteorológica do Inmet na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), Oeste do estado, mostra que a última chuva acima de 10 milímetros registrada na cidade do Oeste do estado foi no dia 31 de agosto, com 24,6 mm de precipitação, há um mês e 17 dias, isso em uma condição de altas temperaturas.

De acordo com o meteorologista do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná), as chuvas têm sido escassas no estado, assim como ocorreu no mês de setembro, por conta da inconstância do fluxo de umidade vindo da Amazônia. Diante disso, apenas pancadas de chuva foram registradas nos últimos dias em áreas do estado.

"Esperamos chuvas nos próximos dias e hoje, inclusive, já chove em algumas áreas, mas com irregularidade e em baixos volumes. O mês de outubro deve se encerrar com precipitações abaixo da média. Teremos os próximos cinco a sete dias sem grandes mudanças", afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do SIMEPAR.

https://www.noticiasagricolas.com.br/

Publicado em 18/10/2019


COPERACEL 2017