Cooperando e crescendo com você



Região Central do país deve passar por mais um período seco a partir do dia 10 /10

Chuvas seguem irregulares ao longo de todo mês de outubro


Para saber quais são as condições climáticas em todo o Brasil na próxima semana e como foram os últimos dias, o Notícias Agrícolas conversou nesta sexta-feira (5) com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. De acordo comas previsões, a região Central do país deve passar por mais um período seco a partir do dia 10 de outubro. Continuam previstas as condições de chuvas irregulares durante este mês.

Segundo Francisco, choveu em alguns pontos do país nos últimos cinco dias e melhorou a condição de tempo seco em Tocatins (entre 50 e 60 milímetros), Mato Grosso (entre 50 e 60 milímetros), oeste da Bahia, parte do estado de Minas Gerais (entre 10 e 20 milímetros), além de bons volumes de chuva na região Sul do país. De acordo com Francisco, nesta sexta-feira (4) chove de maneira significativa no Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul.

Para o final de semana estão previstas mais chuvas concentradas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A região norte do Paraná continuará com volume baixo de chuva. As chuvas acontecem graças à uma frente fria que deve se deslocar entre domingo e segunda para o oeste e sul do Mato Grosso do Sul, leste e norte de São Paulo.

A região central do Brasil pode ficar pelo menos uma semana sem chuva a partir do dia 10. Francisco explica ainda que a frente fria não avança para a região porque há um bloqueio. "Os ventos impedem o deslocamento do sistema mais ao norte, o que tem evitado boa distribuição da chuva e causado as condições de chuvas irregulares", explica.

Os mapas de umidade do solo apresentam boas condições para a região sul do país. Devido as pequenas chuvas (entre 20 e 40 milímetros) do ínicio da semana, o norte do Paraná apresentou melhores condições. Parte do Sudeste também apresentou melhoras, enquanto o centro do Brasil continua apresentando solo seco.

https://www.noticiasagricolas.com.br/

Publicado em 04/10/2019


COPERACEL 2017